Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

GERAÇÃO Y

"Esses jovens estão chegando agora à vida adulta e ao mercado de trabalho e, portanto, começando a interferir de maneira mais direta nos destinos da sociedade.
São extremamente informados, mas também possuem um componente importante de alienação, pois ainda não conseguem ou não sabem lidar com toda essa informação de forma produtiva.

Eles nasceram de famílias estruturadas em um modelo mais flexível, no qual o convívio com os pais é bastante diferente do que havia nas gerações anteriores...

Ficar longos períodos longe de casa era uma atitude constante dos homens já nas gerações anteriores. Essa atitude sedimentou-se de tal maneira que ser ausente ganhou contornos de comportamento exemplar, pois a ação era justificada como grande esforço dos pais em proporcionar um padrão de vida digno à sua família.
Acrescentam-se a esse cenário as revoluções vividas pelas mulheres, que conquistaram maior autonomia. Estabalecendo relacionamentos conjugais muito mais independentes financeira e emocionalmente, elas passaram a priorizar a realização profissional. Ainda assim, abandonar seu papel na família não era uma opção razoável - nem elas estavam dispostas a se omitir como mães.

Isso criou uma circunstância ambígua: as mães procuraram compensar sua ausência oferecendo instrumentos educacionais que levassem os filhos a se tornar mais competitivos no futuro e, apesar de ter a figura materna menos presente, nenhuma geração anterior recebeu tantos cuidados, tantos estímulos e tantas informações que pudessem levar os jovens a uma qualificação mais elevada."

Cada pai e mãe passou a se empenhar com muita energia, buscando proporcionar a seu filho a melhor escola,  o melhor curso de línguas, a melhor escola de natação ou futebol, e diversas outras atividades dessa natureza...

... Se tiverem condições financeiras, os pais buscarão a expansão das capacidades mentais e físicas de seus filhos... que acrescente diferenciais relevantes e possar proporcionar ao jovem um futuro de sucesso. Preparar seus filhos para um ambiente de alta competitividade tornou-se missão de vida.

Quando a Geração Y começou a nascer, o Atari já era um sistema em decadência e estava sendo rapidamente substituído por videogames mais sofisticados.
Duas características destacam-se nos jogos eletrônicos, por estar presentes em praticamente todas as modalidades: as fases do jogo e o placar de recordes.

Á medida que os jogos foram se tornando mais complexos e desafiadores, os jovens desenvolveram novas expectativas para suas necessidades de reconhecimento. Já não bastava ter o nome na galeria dos recordes, a busca agora era para criar desafios entre jogadores e compartilhá-los junto com resultados. A nova ordem era buscar interação...

Com a popularização da internet que o computador pessoal alcançou sua plena justificativa e possibilitou o instrumento perfeito para que a geração Y pudesse desenvolver todo o seu potencial. A informação tornou-se irrestrita e ilimitada... o jovem teria sua fome de conhecimento recompensada. Novos valores estavam surgindo, novas verdades precisariam ser escritas. O futuro havia finalmente chegado e ele foi determinante na formação da mais complexa, desconfortante, assustadora e independente geração."...

Geração Y - Sidnei Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.