Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2011

OLHA EU AI NA REDE MOCORONGA - PARÁ - BRASIL

Boca saudável, corpo melhor

16 de abril de 2011 por Elis Lucien

Ter um sorriso bonito e dentes bem branquinhos, só com muito cuidado. Os dentes merecem um tratamento especial. Cuidar da saúde bucal também faz parte da nossa saúde, ter dentes saudáveis ajuda na mastigação facilitando o processo de digestão dos alimentos que comemos, ajuda  na pronuncia das palavras e também no convívio social.
As doenças da boca são preocupantes desde das mais simples à exemplo Cárie até o Câncer de boca. Para que as nossas crianças não tenham esses problemas é necessário um cuidado muito especial de seus pais e  responsáveis . *Até os seis anos de idade, um adulto deve limpar/escovar os dentes da criança 3 vezes ao dia. Até os oito anos de idade – deve escovar os dentes da criança pelo menos antes de dormir. Até os 12 / 13 anos de idade – um adulto deve supervisionar, confirmar se já escovou os dentes” .
São dicas simples que irão auxiliar no combate às doenças da boca.


texto informativo do manual para educadores


Segundo a Dra. Hilzia Elane Bacellar “a escovação deve ser feita sempre depois de comermos alguma alimento, principalmente quando tem açucar. O importante é manter os dentes sem os resíduos de alimentos. São essas sujeirinhas que ficam na boca que grudam na parte de fora dos dentes (o esmalte ) e causam a cárie.   Se toda vez que comermos algo a escova de dente entrar em ação não há carie.  Nenhum dente nasce com cárie, os antibióticos não causam cárie (o açucar que esta no antibiótico e que não e retirado da boca e que vai causar cárie).  Então,  vamos ficar atentos e fazer da escova de dente nossa aliada para combater a cárie no dente.  Não esquecendo que os bêbes mesmo sem dentes precisam ter suas boquinhas limpas, isso se faz  com uma frandinha molhada com água limpa, apenas água limpa e filtrada”.
 *Saúde Bucal, Manual para Educadores 
 Prefeitura de Foz do Iguaçu – Secretaria da Saúde – Divisão de Saúde Bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.